Os paredões de som da periferia do Brasil são a inusitada atração da primeira edição do Festival Paredão Ocupa o Museu, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) entre os dias 26 e 28 de setembro de 2024.

Durante essas três noites – cada qual com um tema diferente – o evento gratuito trará para o centro do Rio a cultura das grandes estruturas sonoras, os chamados “paredões”, que são os núcleos de muitas festas populares do chamado “Brasil profundo”.

Desenvolvidos ao longo de anos por artistas periféricos, esses movimentos refletem a diversidade sonora do Brasil, abrangendo gêneros como funk, tecnobrega e reggae.

“No Brasil, a gente tem esse sistema de som, ou paredão, que nada mais é do que uma caixa (de som) em cima de outra, formando grandes paredões sonoros”, explicou Lisa Brito, produtora executiva e uma das idealizadoras do evento, à Agência Brasil.

A curadoria do festival é assinada por  Tassia Seabra, Ademar Danilo e Francisco Sidou, que convidaram DJs, bandas, MCs e dançarinos representando diferentes estados brasileiros. A ideia é proporcionar uma imersão total na atmosfera das festas de paredão para quem nunca teve a oportunidade de vivenciá-las.

Crocodilo, Tecnobrega, Reggae e Funk

Na primeira noite, quem se apresenta é a Aparelhagem Crocodilo, do Pará, com Maderito e VJ Astigma. Na segunda, a Radiola Freedom de Reggae, do Maranhão, traz Célia Sampaio, Núbia e VJ Nayra Albuquerque. Na última noite, o Paredão do Hulk de Funk, representando a subcultura dos sons automotivos do Rio de Janeiro, contará com a participação de A Coisona, do Rio de Janeiro, e Rayssa Dias, do brega funk de Pernambuco. As festas ocorrerão das 20h às 4h.

 

Além das apresentações musicais, o evento contará com uma feira de alimentação, projeções visuais e um ciclo de debates sobre a cultura dos paredões. A programação completa será divulgada no site e nas redes sociais do CCBB RJ.

SERVIÇO

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro

Quando: 26 a 28 de setembro de 2024, das 20h às 4h

Quanto: Entrada gratuita

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile