As terras na margem esquerda do Rio Paraguaçu, na região hoje conhecida como Recôncavo Baiano, são cobiçadas desde os anos 1500. Ali, embarcações vindas do mar da Baía de Todos os Santos podiam ancorar, e foi nesse local que, em 1693, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.

A cidade de Cachoeira é considerada Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1971. Após Salvador, é a cidade baiana que abriga o mais importante acervo arquitetônico em estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. Durante as disputas pela Independência em 1822, foi sede do governo.

Centro histórico de Cachoeira é patrimônio nacional. Foto: Acervo Iphan/ Reprodução

Essa é a origem da histórica cidade de Cachoeira, a 130 quilômetros de Salvador, que sediará a 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). A programação do evento, que é gratuito, foi divulgada nesta terça-feira (17). A Flica ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro.

Flica movimenta com cultura a cidade história de Cachoeira. Foto: Secult/BA

A edição de 2024 reunirá 58 autores nacionais e internacionais em atividades que incluem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibições audiovisuais, apresentações de filarmônicas e muito mais.

Entre as atrações confirmadas estão nomes como Liniker, Itamar Vieira Júnior, Edson Gomes, Zezé Motta, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório, Rita Batista, Thalita Rebouças, Raphael Montes e João Pimenta. Veja a programação completa aqui.

Samba & Reggae

Considerada a maior festa literária do Norte e Nordeste, a Flica leva as ruas heroicas de Cachoeira a celebrarem suas origens. Reconhecida como o berço do samba de roda no Brasil e um importante polo do reggae brasileiro, a cidade terá apresentações de artistas como Edson Gomes, Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, Orquestra Reggae de Cachoeira, Tonho Matéria, a banda Sambaiana, Alexandre Leão, entre outros.

No domingo, dia 20, o encerramento da Flica será marcado pelo cortejo Bye Bye Flica, comandado pela Banda Mambolleio.

Serviço

12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)

Onde: Cachoeira, Recôncavo Baiano

Quando: 17 a 20 de outubro

Quanto: Gratuito

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile