O teatro fora da caixa cênica. Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2024, acontece em São Paulo a 1ª Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos – MIACENA.

O evento se propõe a ocupar bares, ônibus, espaços públicos e outros locais inusitados com mais de 25 espetáculos e performances de artes cênicas, incluindo teatro, circo e dança.

A Alma Imoral de Clarice Niskier será encenada em um cinema. Foto: Divulgação

Entre os espetáculos, destaca-se A Alma Imoral, uma versão exclusiva para o MIACENA. A obra convida à reflexão sobre o certo e o errado, a obediência e a desobediência, tradição e transgressão, hipocrisia e honestidade, além de abordar temas como religião e biologia. Com Clarice Niskier no elenco, a peça é inspirada no livro de Nilton Bonder e dirigida por Amir Haddad. A apresentação ocorrerá no cinema do CCBB.

Teatro no Ônibus

Outro espetáculo que promete surpreender é o Cordel do Amor Sem Fim, da Zózima Trupe. Encenação será feita dentro de um ônibus em movimento, narrando histórias que se entrelaçam com o curso do Rio São Francisco. A saída será no Pateo do Colégio, em um percurso que também se torna parte da performance.

A performance Desfolha, criada por Nilson Muniz, mistura dança e poesia sonora para refletir sobre a condição transitória da natureza humana. Utilizando apenas corpo e voz, a obra será apresentada no Vale do Anhangabaú. A programação completa de espetáculos e outras ação pode ser visto aqui.

Feira sustentável

O MIACENA também contará com um espaço de troca de conhecimento, o Simpósio MIACENA da Economia Criativa, onde grupos, artistas, programadores, curadores, produtores e diretores nacionais e internacionais de diversas áreas se reunirão para discutir ocupação urbana, formação de público e vivências com espectadores.

Complementando o evento, a MiaFeira Sustentável da Cultura será realizada com a colaboração da Feira Preta e do Brasil Eco Fashion, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e o empreendedorismo criativo.

Ingressos

Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e deverão ser retirados no local do evento, uma hora antes do início de cada apresentação. A distribuição será feita por ordem de chegada, sujeita à lotação.

 

 

 

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile