Começa hoje (23) e vai até o dia 29 a 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante esse período, serão realizadas 2.334 atividades em museus de todo o Brasil, incluindo exposições, palestras, visitas guiadas e oficinas, que ocorrerão em 930 instituições participantes.
A abertura oficial do evento está programada para as 16h, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.
Este ano, a Primavera dos Museus tem como tema Museus, Acessibilidade e Inclusão. O objetivo é promover a discussão sobre a democratização dos museus, abordando como esses espaços podem se tornar mais acessíveis a diferentes públicos, tanto em termos físicos quanto sociais e culturais.
Programação completa
Toda a programação da 18ª Primavera dos Museus já está disponível para consulta na plataforma Visite Museus. Criada pelo Ibram, a plataforma visa contribuir para a difusão e promoção dos museus, ampliar o acesso à cultura, assegurar a preservação do patrimônio, além de estimular a educação, a inclusão social, a acessibilidade e a divulgação do conhecimento, ultrapassando as barreiras físicas e alcançando um público mais amplo.
A fotografia de João Urban em Curitiba
No Ceará, a programação estará concentrada no Museu da Imagem e do Som, e, em Natal, no Museu Câmara Cascudo. Em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil sediará as atividades. Já em Curitiba, o Museu Casa Alfredo Andersen receberá o renomado fotógrafo João Urban para um bate-papo sobre fotografia, arte e vivências. O evento contará com a mediação dos fotógrafos Christian Schonhofen e Wagner Melo e será aberto a estudantes de fotografia e ao público em geral.
João Urban nasceu em Curitiba, em 1943, onde ainda reside. Começou a fotografar em 1960, dividindo-se entre fotografia publicitária e fotografia documental de caráter autoral, com foco nas atividades agrícolas do Paraná. Ele já realizou inúmeras exposições e foi um dos primeiros fotógrafos contemporâneos a obter reconhecimento internacional.
Com informações da Agência Brasil.