A Transpetro e o Instituto Limpa Brasil anunciaram as 15 imagens vencedoras do Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, que serão exibidas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). O concurso utilizou a fotografia como ferramenta de conscientização, destacando ações de preservação ambiental realizadas em setembro, durante o Dia Mundial da Limpeza.

+ Leia também + Drogas, picaretagem e traição na série sobre Collor 

A mostra reúne três imagens de cada região do país, revelando um retrato diverso da mobilização brasileira pela sustentabilidade. A exibição começa no dia 11 de novembro, com cerimônia de premiação na Freezone, espaço que abrigará atividades culturais durante a COP30. As fotos foram escolhidas por votação popular entre mais de 400 inscritas e permanecem em cartaz até 21 de novembro, com entrada franca.

Durante o evento, será apresentada uma mensagem da presidente do movimento Let’s Do It World, Heidi Solba, que coordena globalmente o Dia Mundial da Limpeza. A Transpetro também receberá um certificado pelo apoio à iniciativa, reconhecida como o maior movimento de limpeza e engajamento ambiental do planeta.

Segundo Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil, a parceria amplia o alcance da agenda climática brasileira. “Dar visibilidade a diferentes territórios, por meio da fotografia, é uma forma poderosa de mobilizar. Ter o concurso em destaque na COP30 potencializa essa mensagem, ao levar o olhar dos participantes para um debate global sobre o futuro do planeta”, afirma.

Para o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o concurso reflete o compromisso da empresa com a sociedade. “A fotografia e a arte podem conversar com a sustentabilidade e a defesa do meio ambiente. Essa iniciativa gera conscientização e impacto positivo”, destaca.

Exposição expandida

Mostra da Transpetro e Instituto Limpa Brasil leva imagens premiadas à COP30 em Belém. Foto: reprodução

As 15 obras também integrarão uma mostra no Fórum Landi, espaço histórico em processo de restauro e requalificação com patrocínio da Transpetro. A abertura será no dia 8 de novembro, às 19h, dentro da exposição “Transpetro apresenta O Caminho da Energia”, e seguirá aberta até 23 de novembro, com entrada gratuita.

Viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o concurso recebeu 459 fotografias válidas, enviadas por fotógrafos amadores de todas as regiões. O Sudeste liderou as inscrições, seguido por Nordeste e Norte. As cidades com mais participantes foram São Paulo (118), Belém (44) e Salvador (33). O público foi majoritariamente de pessoas entre 35 e 54 anos, mostrando o caráter intergeracional da iniciativa.

A curadoria avaliou critérios técnicos, sensibilidade artística e capacidade de expressar os impactos do descarte irregular de resíduos. Em 2025, a parceria entre Transpetro e Instituto Limpa Brasil realizou ações ambientais em 37 municípios de 20 estados e no Distrito Federal, recolhendo 35,4 toneladas de resíduos sólidos — um recorde que reforça o impacto concreto das ações de conscientização.

Abertura da Exposição Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025

Quando: 11 de novembro, às 11h
Onde: Praça da Bandeira – Bairro da Campina (Freezone – Zona Pessoas – Relacionamento), Belém (PA)
Quanto: Entrada gratuita

Exposição Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 – Fórum Landi

Quando: 8 a 23 de novembro de 2025 (abertura às 19h)
Onde: Rua Siqueira Mendes, 60, Cidade Velha, Belém (PA)
Quanto: Entrada gratuita

Compartilhar.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile