Entre as coisas extraordinárias que Ariano Suassuna (1927-2014) fez está a criação do Movimento Armorial. Com uma visão singular da cultura brasileira, o escritor paraibano encontrou no sertão as raízes do país e, nos anos 1970, liderou um movimento artístico cuja intenção era produzir uma arte genuinamente brasileira, fundamentada nas tradições populares.
-
Leia Também: Após restauração, Cinema São Luiz reabre em Recife
Depois passar por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campina Grande, Recife e Salvador, e atrair um público de mais de 400 mil pessoas, exposição ‘ARMORIAL 50’, que homenageia Ariano Suassuna, chega a Natal no dia 1º de novembro na Pinacoteca Potiguar. Os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos a partir do desta quinta (24), pelo Sympla. A exposição tem patrocínio da Petrobras.
A exposição acontece na Pinacoteca Potiguar e conta com cerca de 140 obras de artistas renomados, incluindo Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães. Além das peças expostas, o público poderá desfrutar de espetáculos musicais, debates, atividades interativas e conteúdos digitais.
Fundado em 1970, em Recife, o Movimento Armorial integra as raízes populares e eruditas da cultura brasileira. Essa iniciativa é coordenada por Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, e do poeta e professor Carlos Newton Júnior. “Levar o legado de Suassuna pelo Brasil é uma grande emoção”, comenta Regina Godoy, destacando a itinerância da mostra.
A exposição, aberta ao público de 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, conta com cerca de 140 obras de coleções particulares e instituições como a UFPE, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Francisco Brennand.
Exposição Armorial 50
Onde: Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro – Cidade Alta)
Quando: 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Quanto: Entrada gratuita com retirada no Sympla a partir de 24 de outubro