Entre as coisas extraordinárias que Ariano Suassuna (1927-2014) fez está a criação do Movimento Armorial. Com uma visão singular da cultura brasileira, o escritor paraibano encontrou no sertão as raízes do país e, nos anos 1970, liderou um movimento artístico cuja intenção era produzir uma arte genuinamente brasileira, fundamentada nas tradições populares.

Depois passar por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campina Grande, Recife e Salvador, e atrair um público de mais de 400 mil pessoas, exposição ‘ARMORIAL 50’, que homenageia Ariano Suassuna, chega a Natal no dia 1º de novembro na Pinacoteca Potiguar. Os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos a partir do desta quinta (24), pelo Sympla. A exposição tem patrocínio da Petrobras.

Onça de Ariano Suassuna chega à Natal. Foto: Divulgação

A exposição acontece na Pinacoteca Potiguar e conta com cerca de 140 obras de artistas renomados, incluindo Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães. Além das peças expostas, o público poderá desfrutar de espetáculos musicais, debates, atividades interativas e conteúdos digitais.

Xilogravura de J. Borges está na exposição Armorial 50. Foto: Divulgação

Fundado em 1970, em Recife, o Movimento Armorial integra as raízes populares e eruditas da cultura brasileira. Essa iniciativa é coordenada por Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, e do poeta e professor Carlos Newton Júnior. “Levar o legado de Suassuna pelo Brasil é uma grande emoção”, comenta Regina Godoy, destacando a itinerância da mostra.

Pinacoteca Potiguar recebe exposição Armorial 50. Foto: Divulgação

A exposição, aberta ao público de 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, conta com cerca de 140 obras de coleções particulares e instituições como a UFPE, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Francisco Brennand.

Exposição Armorial 50
Onde: Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro – Cidade Alta)
Quando: 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025
Quanto: Entrada gratuita com retirada no Sympla a partir de 24 de outubro

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile