O documentário brasileiro Hora do recreio, de Lucia Murat, recebeu, nesta sexta-feira (21/2), prêmio de menção especial do júri jovem da mostra Generation 14 plus na 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). O longa agora concorre, junto a outras 16 produções, ao prêmio de melhor documentário do evento, que se encerra neste domingo (23/2).
+ Leia Também + Três clássicos revisitados para ver na Mostra Lucia Camargo
O júri jovem do Berlinale declarou que o filme brasileiro, que descreve o país pela perspectiva de adolescentes dos ensinos fundamental e médio, “levou a uma jornada emocional que ressoou profundamente”. Além disso, ofereceu “uma visão esperançosa e inspiradora de futuro”, conforme replicou a revista Quem.
Roteirista, produtora e diretora de Hora do recreio, Murat considerou o prêmio ainda mais especial devido ao fato de ter vindo da juventude. “Dedico essa conquista a todos os jovens que lutam por um mundo melhor e pela paz, pois precisamos muito”, destacou.
A estreia mundial do longa ocorreu no último 16 de fevereiro, durante o Berlinale. Se vencer o prêmio de melhor documentário do Festival de Berlim, Hora do recreio fica qualificado a concorrer a uma indicação ao Oscar na mesma categoria, no ano que vem.