Com peças da França, Moçambique e Argentina e uma homenagem a Antonio Nóbrega, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que ocorre de 13 a 23 de março, traz espetáculos com temas que questionam o olhar para o envelhecimento, perdas, migrações, violência, entre outros.

+ Leia Também + A beleza valente de Zanele Muholi no IMS

Em sua 10ª edição, a MITsp contempla a participação de artistas nacionais e internacionais nas atividades de seus quatro eixos principais: Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr – Plataforma Brasil, ocupando diversos espaços e teatros da cidade de São Paulo.

Abertura

O espetáculo de abertura é Vagabundus, do coreógrafo moçambicano Idio Chichava, com inspiração no ritual de dança do povo Makonde, que vive em Moçambique e países vizinhos. Os treze performers dançam e cantam músicas tradicionais e contemporâneas de seu país para abordar os processos migratórios e seus múltiplos significados pelo prisma do corpo.

A Artista em Foco deste ano é a coreógrafa e performer nora chipaumire, nascida no Zimbábue, que apresenta dois trabalhos: *Dambudzo* e a abertura de processo intitulada *aconitua – um obituário, um manual para uma vida vivida perseguindo a VIDA*, feito a partir de um convite da MITsp.

Nora buscou, nesse *work in progress*, o “agora” e o “vivo” como opções possíveis para a criação, em que as “experiências se tornam músculos, respiração, passos, arqueamento das costas, o conhecimento é compartilhado através da proximidade com outros corpos”, nas suas palavras.

Gaviota

Cena de ‘Gaviota”, uma das atrações internacionais do MITsp Foto: Francisco Castro Pizz

Da América do Sul, *Gaivota*, do diretor argentino Guillermo Cacace, passou por importantes festivais na França, Espanha, Holandá, e estará na programação do Festival de Curitiba. A peça é uma livre adaptação do dramaturgo Juan Ignacio Fernández para a obra do russo Anton Tchekhov (1860-1904). Ele traz cinco atrizes em cena, sentadas ao redor de uma mesa, revelando, de forma íntima, histórias de amores não correspondidos, de sonhos que se despedaçam ao serem realizados e dores que se acumulam.

Homenagem

Antonio Nobrega e o homenageado do MITsp. Foto: divulgação

Este ano, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo homenageia o multiartista brasileiro Antonio Nóbrega. Nascido no Recife, ele integrou, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), o grupo de música instrumental Quinteto Armorial. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, como o Shell de Teatro, o APCA e o Conrado Wessel.

Em 1992, fundou o Instituto Brincante ao lado da esposa, a atriz e bailarina Rosane Almeida. Nesta edição, apresenta *Mestiço Florilégio*, trabalho multidisciplinar assinado por ambos, que reúne canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e coreografias criadas e interpretadas pela dupla ao longo de 40 anos dedicados à cultura popular brasileira.

A programação completa da MITsp pode ser vista aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile