Em 31 de agosto, a Orquestra Petrobras Sinfônica retorna ao palco do Theatro Municipal para mais uma apresentação inesquecível. Sob a regência do maestro canadense Julian Kuerti, convidado pela orquestra, será apresentada a grandiosa e monumental Oitava Sinfonia de Bruckner.

LEIA TAMBÉM: Theatro Municipal vai passar por revitalização

Anton Bruckner, nascido em 1824 em uma família modesta, ficou órfão de pai aos 13 anos. Sua mãe o enviou ao Mosteiro de Sankt Florian para concluir sua educação, onde aprendeu a tocar órgão e a compor. Bruckner é autor de nove sinfonias, sendo a mais famosa a colossal Oitava Sinfonia, composta entre 1884 e 1890.

A estreia em 1892 marcou a consagração de Bruckner. Segundo o site Guia dos Clássicos, ao final da apresentação, ele encontrou Johannes Brahms, seu conhecido rival, aplaudindo de pé. O compositor Hugo Wolf, presente na estreia, escreveu que “esta sinfonia é a criação de um gigante, que excede em dimensão espiritual, em fecundidade e grandeza […]”.

Orquestra Petrobras Sinfônica

Fundada em 1975 pelo maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica é famosa por interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira e atual, investigando novos territórios artísticos e aproximando novos públicos da música de concerto. Há 37 anos, a orquestra é patrocinada pela Petrobras. Conheça a história e acompanhe a programação da Orquestra Petrobras Sinfônica aqui.

SERVIÇO

Orquestra Petrobras Sinfônica
Julian Kuerti, regente convidado

Quando: 31 de agosto
Onde: Theatro Municipal
Quanto: Ingressos aqui

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile