Com direção de Vera Holtz, a peça “O Estrangeiro Reloaded” é uma das atrações do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, que acontece até o dia 29 de setembro na cidade histórica mineira.

“O Estrangeiro Reloaded” é uma adaptação do livro do escritor, jornalista e filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960), Prêmio Nobel de Literatura em 1957. A obra, lançada em 1942, é protagonizada pelo ator e diretor Guilherme Leme Garcia. O espetáculo marca a estreia de Vera na direção. O processo de criação levou dois anos de maturação, com leituras dramatizadas realizadas para amigos, críticos literários, diretores e público, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Após 15 anos da primeira montagem, que foi um sucesso de público e crítica, circulando pelo Brasil por quatro anos e encerrando no Festival de Edimburgo em 2012, Vera Holtz e Guilherme Leme Garcia se reuniram novamente. O objetivo foi dar uma nova roupagem e olhar renovado à obra-prima da literatura mundial, trazendo uma versão remixada e recarregada de novos sentidos.

Crime e Castigo

O personagem central de O Estrangeiro, Meursault, vive uma vida banal. Ele recebe a notícia da morte de sua mãe, comete um crime, é preso e julgado. A trama explora a controversa relação entre o indivíduo e a lei, onde ele é apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da história. O drama de Meursault pode ser lido como o drama de qualquer pessoa que se depara com o absurdo, um ponto central da obra de Albert Camus.

Na história, Meursault não encontra explicação nem consolo para os eventos de sua trajetória. Tudo acontece à sua revelia, e nada faz sentido para ele. Sem achar respostas na fé, religião ou ideologia, ele não tem onde se amparar, o que, paradoxalmente, pode ser visto como uma vantagem: ele é livre, capaz de se reinventar. Sua vida está em aberto, e ele se angustia ao se deparar com a liberdade e o absurdo. Quando percebe que essas duas condições são inseparáveis, ele finalmente encontra a paz.

“O Estrangeiro Reloaded”

Quando: 28 de setembro, sábado, às 19h

Onde: Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168 – Tiradentes/MG)

Quanto: R$40 (inteira) e R$20 (meia)

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile