A Rede Fringe é a nova plataforma de cursos e fóruns dedicada aos trabalhadores da cultura, lançada nesta sexta-feira (7) pelo Fringe, portal de arte e cultura criado pelo Festival de Curitiba, com patrocínio da Petrobras.
+ Leia Também + A Velocidade da Luz explora as memórias de pessoas 60+
A plataforma inovadora é um espaço colaborativo para troca de conhecimento, debates e networking. Segundo Alef Generoso, a Rede Fringe chega para fortalecer a formação cultural no Brasil, promovendo trocas entre profissionais e incentivando o aperfeiçoamento do setor artístico.
“Com a Rede Fringe, fortalecemos a comunidade cultural, conectando artistas, produtores e gestores em um ambiente dinâmico e interativo”, explica o especialista em comunicação digital Alef Generoso, ministrante de um dos primeiros cursos da plataforma.
Inscrições abertas
O cadastro e os cursos são totalmente gratuitos. Para participar, basta se inscrever na plataforma: rede.fringe.com.br
Os membros da comunidade podem criar e moderar fóruns, fazer cursos especializados, interagir com outros profissionais e obter selos de reconhecimento conforme sua participação cresce.
“A cada ação, como a inscrição e conclusão de um curso, o membro acumula pontos, sobe de nível e recebe selos que garantem vantagens na plataforma”, explica o desenvolvedor do projeto Jean Batista Berti.
Cursos: Marketing de Espetáculos
Os primeiros cursos disponíveis na Rede Fringe são voltados para estratégias de marketing na cultura, ministrados por especialistas da área.
O curso “Conteúdo, Estratégia de Lançamento e Marketing de Guerrilha“, com Mari Venâncio, ensina como criar narrativas impactantes, planejar lançamentos e utilizar estratégias de baixo custo para alcançar grandes resultados.
Atriz e professora de atuação, Mari Venâncio fundou a Garalhufa Escola de Atuação, que já percorreu o país com oficinas itinerantes e hoje tem sede em Curitiba. Criadora de conteúdo sobre atuação nas redes sociais, foi premiada como Melhor Influencer Teatral em 2024.
Já o curso “Meta ADS para Espetáculos“, com Alef Generoso, aprofunda o uso de anúncios pagos para maximizar a visibilidade e a venda de ingressos.
Com oito anos de experiência em marketing digital, Alef já trabalhou em agências e setores de comunicação de grandes empresas em campanhas de diversas áreas, incluindo eventos, entretenimento, saúde, finanças, alimentação e política.